
Associação Bentogonçalvense de Capoeira - (ABGC)
A Associação Bentogonçalvense de Capoeira (ABGC), foi fundada em 2013, executando aulas, oficinas, encontros, projetos e campanhas sociais, trocas de graduação, campeonatos, entre outras ações.
Sua equipe técnica atua em 15 municípios da Serra Gaúcha: Bento Gonçalves, Nova Prata, Vacaria, Bom Jesus, Fagundes Varela, Guaporé, Ibiraiaras, Nova Bassano, Nova Roma do Sul, Passo Fundo, Protásio Alves, São José do Ouro, São Valentim do Sul, Vila Flores e Veranópolis.
Seus Cursos de Aperfeiçoamento Técnico, Encontros Nacionais e demais ações contribuíram para a formação de 9 Graduados em Capoeira e agentes culturais, além de atletas que detém o título de Vice-Campeão Mundial, Campeão Brasileiro, Campeão Sul Brasileiro, Campeão Gaúcho, entre outros méritos.
A ABGC promove através das aulas ministradas, cursos e apresentações culturais, o fomento a cultura popular brasileira, resgatando manifestações culturais como a CAPOEIRA, o JONGO, o MACULELÊ, o SAMBA DE RODA, o CÔCO, o FREVO, o MARACATU entre outras manifestações populares brasileiras que ao longo destes anos de atuação foram e vem sendo trabalhados nas aulas durante as oficinas e também em cursos de aprimoramento técnico com renomados Mestres de capoeira.
PROJETO GINGA
O Projeto Ginga, foi idealizado por Luan Lucas de Barba a partir do trabalho desenvolvido em Bento Gonçalves e hoje se espalha pelas 15 cidades da Serra Gaúcha, tem como objetivo principal disseminar a cultura popular brasileira, para crianças e adolescentes destes municípios, através da prática da Capoeira, do Jongo, do Samba de Roda, do Maculelê, entre outras manifestações culturais afro-brasileiras, oportunizando também uma transformação social dentro das comunidades atendidas.
Se trata de uma organização sem fins lucrativos, então esse trabalho só é possível graças a incentivos da iniciativa privada, do poder público municipal e com incentivos fiscais. Este projeto é realizado em parceria com o Poder Público dos municípios abrangidos, sendo que, em algumas cidades esta parceria ocorre com as Secretarias de Assistência Social, Educação, Esportes, Turismo ou Cultura. Sendo que a capoeira pode se enquadrar em todas estas áreas como instrumento de interlocução entre o Poder Público e a população que é atendida pelas ações de cada Secretaria.
PROJETO CAPOEIRA NAS COMUNIDADES
É desenvolvido em paralelo ao Projeto Ginga, o Projeto Capoeira nas Comunidades, visa atender as regiões mais periféricas dos municípios de abrangência do Projeto Ginga. O objetivo dos dois projetos é o mesmo, porém com a necessidade de estruturar as demandas do trabalho foi criado um projeto para aquisição de materiais esportivos e uniformes para as crianças e adolescentes atendidas pelo Projeto Ginga de cada município.
Para mostrar a importânica da capoeira em comunidades periféricas escolhemos a matéria “Capoeira, um caminho de inclusão para jovens vulneráveis” realizada por estudantes da Uninter, basta clicar em para ler a pesquisa.
PROJETO FESTIVAL NACIONAL DA ARTE CAPOEIRA
O Festival Nacional da Arte Capoeira, é um evento que vem sendo realizado todos os anos desde que Luan Lucas de Barba, começou a ministrar aulas de capoeira no ano de 2010. Em 2025, seria a 15ª edição do Festival na cidade de Bento Gonçalves. Nos outros municípios, também é realizado anualmente, sendo que em algumas já está em sua 10ª edição. Estes eventos já foram aprovados nos mais diversos editais, e contaram com apoio da iniciativa Pública e Privada. Nos eventos ocorrem Cursos de Aprimoramento Técnico, Debates Teórico Práticos, Palestras, Workshops, Apresentações Culturais, Batizados e Trocas de Cordas (Graduações de Capoeira). Todo o evento conta com uma Campanha Social que é trabalhada em paralelo a sua realização, sendo elas as mais variadas, Doação de Sangue, Ecologia, Reflorestamento, Contra o uso de Drogas, Preservação do Meio Ambiente, Contra o Tabagismo, Familia, Cuidado com os Animais, entre outras.